Thirteen Reasons Why, também conhecido como Os Treze Porquês ou pela sigla 12RW estreou na Netflix nesse final de semana e já está dando o que falar. A cada momento, mais e mais pessoas estão indo assistir, e mais do que isso, estão discutindo os vários temas abordados pela série, sendo o principal o suicídio de um adolescente. A série é baseada no livro de mesmo nome do autor Jay Asher, e esse post, mais do que falar da série em si, vem pra tratar de alguns temas presentes ali, mas sem spoiler.

Resultado de imagem para serie os 13 porques

Hannah Baker, protagonizada pela atriz Katherine Langford, era uma adolescente novata em uma escola norte-americana e alvo de situações constrangedoras, provocadas por bullying, machismo e preconceito – práticas discriminatórias enraizadas na sociedade. Como em todo recomeço, ela se desdobra para fazer amizades e construir relações sólidas no ambiente. Após dois anos, no entanto, as tentativas viram frustrações, a rotina se torna mais solitária e ela toma uma atitude extrema: comete suicídio. Então ela deixa algumas fitas com algumas pessoas, fitas onde ela narra os motivos por ter se matado, os 13 motivos, onde cada pessoa que recebeu essas fitas é um porquê.

Resultado de imagem para serie os 13 porques

Eu já tinha ouvido falar e muito dessa série antes da estréia, principalmente por conta de anúncios da Netflix no youtube e na televisão. Se eu sabia que ia me ver maratonando a série como estou? Não. Estava na minha lista de "pretendo ver", mas era algo do tipo, quando sobrar tempo eu vou. Mas foi aquela coisa, todo mundo vendo, comentando, decidi ver só o 1º episódio. E tive que pausar várias e várias vezes, nem que fosse por alguns segundos, pra respirar. Porque ali tem um pouco da história de muita gente. Minha, dos meus amigos, sua. Afinal, o ensino médio pode ser bem pesado para algumas pessoas, e que atire a primeira pedra quem nunca foi vítima de bullyng na escola.

A começar pelos banheiros : já me mudei várias vezes de escola, e não teve uma que eu entrasse nos banheiros e não visse palavras pintadas naquelas paredes. Nunca tive a infelicidade de achar meu nome em alguma delas, nem de algum conhecido. Na verdade, nem parava pra ler aquilo, mas é inevitável se deparar com um "vadia", "puta", "fulana dá o #$", "ciclana fez 3826423 no beltrano", etc. É cada xingamento escroto, e é algo que a série me fez pensar : quem são essas garotas que escreveram isso? Mais do que isso, quem são aquelas garotas que tiveram os nomes pintados ali? O que elas fizeram pra merecer isso? Como elas se sentiam entrando no banheiro e vendo que alguém xingou elas dessa forma? Eu sei que me sentiria bem mal.

E sabe o que é mais interessante nisso tudo? É como se professores, funcionários e membros da diretoria da escola não soubessem ou não ligassem. Não foi em uma escola que vi isso, não foi em duas, foram EM TODAS. Todas elas, repletas de recadinhos vulgares, de ódio e desprezo, e não via ninguém comentando algo pra melhorar.

Resultado de imagem para meme pessoa triste

Listinhas feitas por alunos pra definir quem são as garotas mais bonitas e as mais feias? "fulana tem o sorriso mais bonito, beltrana tem os melhores seios, ciclana tem a melhor bunda. Cotia tem os piores seios, Potia a pior bunda". Eu tive o desgosto de já ter presenciado uma lista dessas sendo criada, mas pelo menos na minha turma rapidamente eles se tocaram o quanto isso é escroto e pararam. Até onde eu sei, ne, não posso afirmar se nas nossas costas não fizeram.

Sério, é uma lista dessas que pode acabar com o seu dia, com sua auto estima. E mesmo que seu nome esteja na lista das melhores, ainda assim é ultrajante, sabe por quê? Porque pessoas, em um raio de distância, vão ficar sabendo e vão ficar olhando pras suas partes.

"Nossa, não é que ela tem mesmo uma bunda bonita? Vou ficar olhando pra essa bunda feito um imbecil que sou".

Isso quando a pessoa é tão idiota que decidi "provar" se aquela parte do corpo da pessoa é boa mesmo, apertando ela. Parece besteira, ne? É só uma porcaria de lista, certo? ERRADO. Isso não é uma brincadeira inofensiva, isso não deveria ser normal e nem motivo de risadas e pegadinhas. Porque quando seu nome aparece numa lista dessas, é você que tem que suportar os olhares, os sussurros. Na 6ª série, alguém colocou numa lista os meus seios, e num intervalo, um garoto apertou ele. Doeu, fisicamente, mas emocionalmente, me senti um lixo, um objeto estúpido, e eu fiquei chorando num box de um banheiro feminino, me perguntando o motivo de terem feito isso comigo.

Boca mais bonita? Aí aparece garoto de outro mundo querendo ficar com você só pra ver se isso é verdade, e tem garota que gosta. E o garoto sai falando dela depois como se ela fosse uma vadia. Foto íntima vazada? Às vezes, a garota mandou porque gostava do cara, confiava nele, e ele vai e sai mostrando pra meio mundo, A ESCOLA INTEIRA em questão de dias já está sabendo, olhando a foto e dando risada.

Imagem relacionada

E as piadinhas de "fulano e gay?". Mesmo que fosse, e daí? O que isso tem haver com sua vida? No que te diz respeito? Se a pessoa está na dela, não está fazendo mal a ninguém, deixa ela em paz. Sabe, eu tive muitos amigos que passaram por algo assim, sendo alguns de fato gays e outros não. Os comentários por si só já eram bem desagradáveis, e mesmo que não fossem dirigidos a mim, eu me sentia muito mal. Não me envergonhava de andar com esses meus amigos pelos corredores, no intervalo, na sala de aula. Mas eu penso : e se eu tivesse dado um soco em cada um daqueles que falaram merda? Sei que violência não resolve muita coisa, mas... e se?

E eram bilhetinhos, aviãozinho e bolinhas de papel, tudo sendo atirado nesses meus amigos, e eu via a raiva deles, mas mais que isso, a tristeza. E os valentões que tentavam descer as calças deles? Que colocavam o pé na frente pra eles tropeçarem? Que amarravam a alça da mochila na cadeira e na hora de levantar esses meus amigos caíam no chão com a cadeira? Muitas vezes, eu conseguia ver e impedia, mas e nas vezes que não via? Teve uma vez que um amigo meu foi ao banheiro, ele demorou e quando voltou, estava com uma cara péssima. Perguntei a ele o que tinha acontecido, disse que 5 garotos tinham tentado bater nele no banheiro, e quase conseguiram, mas um funcionário da escola apareceu e viu. E se ninguém tivesse aparecido?

Eu tive bons momentos na escola, mas tive péssimos dias. O ensino médio eu resumiria assim : uma merda. Tinha meus livros, meus filmes, minhas séries. Passava intervalos na biblioteca, era meu refúgio, porque não aguentava olharem pra mim dando risadas por causa do meu cabelo, das minhas roupas, pelo meu jeito de falar, de andar. Nunca senti vontade de me enturmar e ser da panelinha "legal", apesar de que muitos deles vinham falar comigo. Conheci muita gente bacana, muita gente besta e imatura. Eu lembro de uma vez estar sentada do lado de um garoto que vivia falando coisas horríveis a meu respeito, e então ele olhou pros amigos dele, que estavam falando coisas horríveis dos outros, e então se virou pra mim e disse : eu era tão idiota assim? É, colega, você era.

Sempre fui mais da panelinha dos excluídos, dos anti sociais, dos nerds. Daqueles que ficavam em casa fazendo qualquer coisa e no dia seguinte não sabiam nada da festinha -baile funk- do qual a maioria parecia ter ido, e dos comentários grotescos que faziam sobre quem tinham visto lá.

Resultado de imagem para escola bullying

Eu sobrevivi ao ensino médio, mas tem muitos que até hoje não se recuperaram. Que sofrem com a baixa estima, que se sentem deprimidos, incapazes. Sem falar de outros temas bem frequentes na vida de certos adolescentes, como drogas, estupro, problemas familiares, etc. E a série abordar tantos desses temas, nossa... pra mim, é uma série que deveria ser passada nas escolas, tem muita gente da qual eu gostaria de indicar e dizer : ta vendo isso que você fazia e achava que era só uma brincadeira? NÃO ERA!

E as escolas não estão conseguindo impedir que esse tipo de coisa acontecesse. Nunca conseguiram, na verdade, mas acho que deveriam ligar mais pra essas paredes dos banheiros pichadas, pros boatos que rolam entre os alunos, dessas fofoquinhas. Isso, além de afetar no rendimento do aluno na escola, afeta na vida social dele.

Sério, assistam essa série, nem que seja o 1º episódio, vale muito a pena. E acabei falando tantas coisas aqui rsrs foi meu desabafo.

E gostaria de aproveitar e dizer sobre o projeto do qual somos parceiros, o F.A.L.E.  Se você quer fazer um desabafo, ou conhece alguém que gostaria, indique o projeto pra ele. O FALE é um blog onde as pessoas dizem o que estão sentindo, pensando ou algo que já passaram e querem uma palavra amiga. O link para mandar desabafos é esse abaixo :


E aí, já assistiram ou pensam em assistir a série? Passaram por algum problema relacionado ao bullyng na escola ou conhecem alguém que passou? Não deixem de comentar. Beijos