A Importância da Publicidade
No dia 01 de fevereiro, é comemorado o dia do publicitário, e para começar esse mês com o pé direito, gostaríamos de falar um pouco sobre esse profissional e os seus serviços. Essa galera da comunicação social é responsável em pensar, criar e desenvolver campanhas publicitárias destinadas a promover ideias, lugares, empresas, organizações, produtos, pessoas e etc. Ou seja, a pessoa precisa ser muito criativa e estar sempre estar testando coisas novas para inovar e atrair o interesse do público.
Uma vez, eu li um livro escrito por um famoso publicitário brasileiro. Não consigo me lembrar do nome dele, mas lembro de ter dado muita risada e ficado bem puta de raiva sobre como era descrito uma agência publicitária: com suas coisas boas e podres. Ele relatou como era estressante a rotina no escritório, você sendo obrigado a dar resultados e não ter inspiração era horrível. São prazos para cumprir, ideias para executar e nem sempre tudo sai da forma como deveria. Acontecia muita merda, que teve até uma vez que precisavam apresentar algo a um cliente e todo material tinha sumido. Usaram material de outro cliente, com o nome de outra empresa, mas disseram que aqui fazia parte da apresentação e que era para os empresários imaginarem a marca deles lá no lugar. E saíram super elogiados pela super criatividade haha.
Ás vezes, as melhores ideias saem da ode se menos espera, nos momentos mais aleatórios. Porém, infelizmente tem pessoas que se aproveitam dos estagiários e dos novatos, e acontecem casos de alguém novo ter uma ideia super genial e alguém mais experiente e conhecido do ramo "pegar" essa ideia e agir como se fosse sua a criação e ficar com a credibilidade e o dinheiro, e isso que me irritou muito. Lembro que teve uma época em que até pensei em ser publicitária, mas esse mundo não é pra mim, apesar de admirar muito e gostar de estudar as técnicas.
Tem algumas frases que são clássicas do mundo da publicidade e propaganda, e separei algumas:
“A publicidade é uma das formas mais interessantes e difíceis da literatura moderna.” — Aldous Huxley
“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda.” — Henry Ford
“Uma mente aberta, pensadora e criativa é o maior patrimônio que uma agência de publicidade pode ter.” — Kléber Novartes
“A propaganda mais inteligente é aquela que o consumidor entende.” — Jhonathan Cardoso
“A arte da publicidade é árdua, pois consiste em valorizar e vender para outros coisas que não te pertencem.” — Pyneron
"Publicidade não é gasto, é INVESTIMENTO"
"Tem muito espaço sobrando, coloca umas fotos pra preencher"
Mad Men retrata a rotina de Don Draper , diretor de criação que vai mostrando as atividades que precisam ser feitas para resolver os problemas dos clientes e de suas campanhas. Ela foi uma série bem premiada, e nos mostra várias lições não só profissionais mas de vida também.
Girl Boss foi uma série bem comentada e que viralizou ano passado, e conta a história de uma jovem que queria coisas diferentes. Começou a vender roupas vintage pelo e-bay e depois fundou seu próprio e-commerce. Mostra muito sobre persistência e soluções criativas para os problemas
Abstract – The art of Design é uma série da Netflix que fala sobre como funciona o processo criativo de designers. Ela mostra o trabalho e a vida de grandes profissionais, e como um está ligado com o outro, sobre se libertar de amarras criativas e sempre pensar em coisas novas.
0 Comentários
O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.